Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
DICAS DE COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO.

DICAS DE COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO.

Muitas pessoas já tiveram ou tem o desejo de abrir seu próprio negócio, seja por uma situação de desemprego, ou mesmo pela vontade de ser dono do seu próprio negócio, ser o próprio patrão. Porém muita gente desiste pois tem medo de investir seu capital e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoraram anos para serem guardados.

Porém, o empreendedor tem que ser audacioso e corajoso, isso são características do verdadeiro empreendedor, mas para você correr menos riscos você deve se preparar e se planejar, pois se não fizer isso, certamente seu medo vai se transformar em realidade e você vai perder seus investimentos.

Lembre-se sempre disso: Começar um negócio pode dar muito certo e trazer muitos lucros, assim como pode dar muito errado e ter muito prejuízo, por isso, se preparar e se planejar é essencial. Abaixo preparei algumas dicas para que você tenha em mente o que você deve fazer para começar seu negócio, acompanhe:

 1. Conhecimento

Abra um negócio que você tenha conhecimento, opte sempre para um negócio no segmento no qual você conheça, isso é fundamental principalmente para quem não tem experiência de administração de negócios.

2. Planejamento Financeiro

Não se planejar financeiramente e sair fazendo as coisas, certamente você vai quebrar a cara. O primeiro passo é se planejar, nunca se deve abrir uma empresa que tenha um custo mais alto do que suas reservas.

3. Faça um plano de negócios

Ter um plano de negócio é fundamental e pode trazer ao fracasso caso não tenha um. No plano de negócios devem estar os objetivos que se devem ser alcançados, diminuindo muito os riscos da empresa, um bom plano de negócios é passo fundamental para o sucesso.

4. Análise do mercado

É preciso ser bem criterioso na hora de analisar o mercado que você está entrando, verificar fornecedores, clientes e principalmente concorrentes. Uma análise bem elaborada deste item irá facilitar muito as tomadas de decisões na hora da comercialização dos seus produtos e serviços.

5. Estabeleça Metas

Estabelecer metas é fundamental para atingir seu objetivo e não apenas metas financeiras, mas também metas no atendimento. A partir do momento que você estabelece metas, isso faz com que você e sua equipe sejam estimulados e motivados, fazendo com que você mantenha um padrão de vendas e atendimento durante o mês de trabalho. O tamanho da sua determinação em manter um ritmo de produtividade é o que irá definir seus ganhos.

6. Despesas Pessoais e da Empresa

É muito importante a separação das despesas pessoais com a da empresa. Em muitos casos o dinheiro é misturado e o empreendedor usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais ou vice-versa. Infelizmente é um dos erros mais comuns entre os proprietários de pequenos negócios. Manter contas separadas é extremamente importante, a melhor maneira de se fazer isso é fixar uma retirada mensal (pró-labore) da empresa e caso sobre valor em caixa a melhor forma é investir o lucro na própria empresa, estimulando o crescimento da mesma.

7. Criatividade

O empreendedor de hoje em dia tem que ter muita criatividade, é necessário ter soluções criativas e diferenciais para se manter no mercado, nada de coisas mirabolantes, mas coisas simples que façam os clientes verem algo de diferente, uma simples embalagem, uma cor diferente, um “combo” (kit de produtos) bem montado com preços diferenciados, um atendimento personalizado, uma resposta rápida ao cliente, enfim, de acordo com seu negócio você deverá encontrar uma forma que agrade seu cliente, essas soluções serão decisivas para levar seu negócio ao sucesso.

8. Procure Ajuda Profissional

No processo de abertura de um negócio é essencial buscar ajuda profissional para implementação do negócio. Muitas pessoas não buscam ajuda pois não tem informações de como buscar essa ajuda ou acham que vão ter que pagar caro por uma profissional qualificado, porém, hoje em dia você pode buscar muita ajuda a custo “zero” ou muito baixo. Em Louveira por exemplo, a Prefeitura tem a Sala do Empreendedor que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é um local especializado para ajudar do empresário, seja qual for o tamanho, na Sala do Empreendedor você recebe ajuda profissional com serviços Gratuitos de Consultoria Empresarial além dos serviços oferecidos pelo Posto do Sebrae Aqui com assessoria total ao pequeno empreendedor. Você também poderá receber todas as instruções de como se formalizar e abrir sua empresa, vale a pena você procurar a Sala do Empreendedor antes de iniciar seus negócios.

Enfim, não existem fórmulas mágicas de sucesso, tudo vai depender do seu empenho, esforço, organização e dedicação ao negócio. Empreender é um desafio, e tenho certeza que você empreendedor não vai fugir dele!

Até a próxima.

Jailson Marinho

É Empreendedor e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Louveira.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Busca por palavra chave

Destaques
Top